segunda-feira, 4 de agosto de 2014

VI CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO DE FAMÍLIA E I CONGRESSO DA REGIÃO SUDESTE



DIREITO DE FAMÍLIA: Evolução ou Revolução?”

Datas: 11, 12 e 13 de Setembro de 2014

Local: UNIP - Universidade Paulistana – Campus Indianópolis, Avenida José Maria Withaker, número 373, Vila Clementino, São Paulo/SP (Referência: entrada em frente ao Consulado Americano).

11 DE SETEMBRO.  
07h30 – Credenciamento e Wellcome Coffee
08h30Solenidade deAbertura
Dr. Sérgio Marques da Cruz Filho. Presidente do IBDFAM/SP. Advogado
Dra.Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. Diretora da Região Sudeste e da Comissão Científica do IBDFAM
Dr. Benjamin Steinbruch. Presidente da FIESP
09h30 às 10h30Palestra Inaugural. O Direito de Família na Jurisprudência Atual do TJSP: Temas Polêmicos e Controvertidos
Palestrante: Desembargador José Luiz Gavião de Almeida. Professor Titular de Direito Civil da USP. Professor do programa de mestrado da UNIMEP - Piracicaba. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Livre-docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela USP.
10h30 às 12h00Primeiro Painel: CONJUGALIDADE
Tema: Casamento, União Estável e Famílias Simultâneas: Interpretação Constitucional e Visão dos Tribunais
Palestrante: Dr. Pablo Stolze. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Professor da Rede de Ensino LFG. Juiz de Direito no Estado da Bahia. Mestre em Direito Civil pela PUCSP.
Debatedor: Dr.Mário Luiz Delgado Régis. Doutor e Mestre em Direito de Civil pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da EPD. Diretor do IBDFAM/SP. Advogado.
12h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30Segundo Painel: REGIME DE BENS
Tema: Regime de Bens na Atualidade: Pacto Antenupcial e seus Limites, Proventos do Trabalho, FGTS e outras Questões Polêmicas
Palestrante: Dra. Débora Brandão. Professora da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade São Judas. Professora dos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola Paulista de Direito. Advogada. Doutora e Mestre em Direito Civil pela PUCSP.
Debatedor: Dr. João Ricardo Brandão Aguirre. Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitária. Vice-Presidente do IBDFAM-SP. Coordenador Geral dos Cursos Jurídicos da Rede LFG. Advogado. Autor de diversas obras jurídicas.
15h30 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 18h00Terceiro Painel: ALIMENTOS
Tema: Questões Controvertidas Sobre a Obrigação Alimentar: Prestação de Contas Abrangência e Duração, Renúncia, Trinômio, Irrepetibilidade, Alimentos Compensatórios, Indignidade
Palestrante: Dr. Anderson Schreiber. Doutor em Direito Privado comparado pela Università degli Studi del Molise (Itália), Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor de Direito Civil da UERJ. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Autor de diversas obras jurídicas.
Debatedor: Dr. Flávio Tartuce. Professor do programa de mestrado e doutorado da FADISP. Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação da Escola Paulista de Direito. Professor da Rede LFG. Advogado e Consultor Jurídico. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP.
18h00 – Encerramento

12 DE SETEMBRO.
09h00 às 10h30Palestra. Novos Temas do Direito de Família no Âmbito do Superior Tribunal de Justiça
Palestrante: Ministro Luis Felipe Salomão. Ministro do Superior Tribunal de Justiça. É Presidente da 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, biênio 8/2013 a 8/2015. Presidente da Comissão de Juristas constituída pelo Senado Federal para elaborar anteprojeto de lei de arbitragem e mediação. Professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia – RJ e sócio honorário do Instituto dos Advogados de SP-IASP.
Presidente de Mesa: Autoridade UNIP
10h30 às 10h45 – Coffee Break
10h45 às 12h00Quarto Painel: SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA
Tema: Releitura da Sucessão Testamentária: Funções do Testamento, Clausulação e Preenchimento da Legítima
Palestrante: Dra. Ana Luiza Maia Nevares. Doutora e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação lato sensu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogada.
Debatedor: Dr.Conrado Paulino da Rosa. Advogado. Mediador de conflitos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM / Seção RS. Mestre em Direito pela UNISC. Professor do UNIRITTER e FADERGS Laureate Universities. Coordenador da Pós-Graduação em Direito de Família Contemporâneo e Mediação da FADERGS, em Porto Alegre-RS.
12h00 às 14:00 – Almoço
14h00 às 15h45Quinto Painel: BIOÉTICA
Tema: Negócios Jurídicos Existenciais: Validade, Eficácia e Efeitos perante Terceiros dos Contratos Gestacionais e das Diretivas Antecipadas de Vontade
Palestrante: Desembargador Jones Figueiredo Alves. Decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Membro da Comissão Revisora do projeto que originou o Código Civil de 2002. Diretor Nacional do IBDFAM.
Debatedor: Dr. José Fernando Simão. Mestre, Doutor e Livre-docente pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP. Professor Associado do Departamento de Direito Civil – USP. Advogado.
15h45 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 17h45Sexto Painel: FILIAÇÃO
Tema: Ancestralidade, Parentalidade, Multiparentalidade e seus Efeitos
Palestrante: Dr. Rodrigo da Cunha Pereira. Mestre em Direito Civil “UFMG”. Doutor em Direito Civil “UFPR”. Professor de Direito de Família da PUC-MG. Conselheiro da OAB/MG. Presidente Nacional do IBDFAM. Advogado.
Debatedor: Dr. Christiano Cassettari. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre pela PUCSP. Professor da Universidade São Judas e da EPD. Diretor do IBDFAM/SP. Advogado.
18h00 – Encerramento

13 DE SETEMBRO.
09h00 às 10h30Palestra. Temas Controvertidos do Direito das Sucessões no Âmbito do Superior Tribunal de Justiça
Palestrante: Ministro Carlos Ayres Britto (a confirmar)
Presidente de Mesa: Des. Antonio Carlos Mathias Coltro. Desembargador do Tribunal de Justiça de São Pauloa. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.
10h30 às 10h45 – Coffee Break
10h45 às 12h30Sétimo Painel: MESA DE DEBATES e ENCERRAMENTO
Tema: Novos Rumos para o Direito de Família e das Sucessões
Debatedores: Drs. Francisco José Cahali, Euclides de Oliveira, Sérgio Marques da Cruz Filho.
Nota: o IBDFAM envidará todos os esforços no sentido de manter a programação na forma apresentada, mas ressalva a eventualidade de mudanças nos temas e expositores em vista de razões supervenientes, preservando sempre a excelência acadêmica do evento.

IBDFAM NACIONAL
Presidente: Rodrigo da Cunha Pereira
Vice-Presidente: Maria Berenice Dias
Diretora Regional: Giselda Maria Novaes Hironaka

IBDFAM SÃO PAULO
Presidente: Sérgio Marques da Cruz Filho
Vice-Presidente: João Ricardo Brandão Aguirre

IBDFAM RIO DE JANEIRO
Presidente: Luiz Cláudio Guimarães
Vice-Presidente: Tatiana de Almeida Rebo Saboya

IBDFAM MINAS GERAIS
Presidente: Silvio Augusto Tarabal Coutinho
Vice-Presidente: João Batista de Oliveira Cândido

IBDFAM ESPÍRITO SANTO
Presidente: Thiago Felipe Vargas Simões
Vice-Presidente: Augusto Passamani Bufuli. 



INFORMAÇÕES
IBDFAM/SP: (11) 3082.0002 (no período das 13:00 às 17:00)
Núcleo Regional de Ribeirão Preto: (16) 3911.7112 (no período das 09:00 às 12:00)
E-mails: congresso@ibdfamsp.com.br


Nenhum comentário: