terça-feira, 21 de janeiro de 2014

LANÇAMENTO. DIREITO CIVIL. VOLUME 5. DIREITO DE FAMÍLIA. VERSÃO 2014.



Prezados e Prezadas. 

Informo o lançamento da 9ª Edição do meu Volume 5 da coleção de Direito Civil, pela Editora GEN/Método, que trata do Direito de Família. 

A obra já está disponível para compra no site da Editora Método (http://www.editorametodo.com.br/produtos_descricao.asp?cat=25&codigo_produto=930). 

O livro não tem mais a coautoria do amigo e professor José Fernando Simão. 

Segue abaixo a nota do autor explicando a nova versão do livro. 

Bons estudos!

Professor Flávio Tartuce 

 

NOTA DO AUTOR À 9ª EDIÇÃO.

Sigo sozinho. A partir desta 9ª Edição, a presente obra deixa de ser escrita a quatro mãos e passa a ser um livro solitário. Por iniciativa e pedido do meu querido coautor, José Fernando Simão, esta coleção de Direito Civil passa a ser escrita somente por mim.

Penso que, ao final, ganha toda a comunidade jurídica nacional com a outra coleção que surgirá, escrita pelo meu querido irmão acadêmico. E Simão continuará a ser um irmão para mim, um ícone, uma referência, um guru intelectual, uma pessoa a quem devo me espelhar. A ele devo muitos dos meus pensamentos, muitas das minhas conclusões e parte da minha formação jurídica, pois pude, nos últimos anos, dividir com ele grandes debates a respeito do Direito Privado Brasileiro. Penso que José Fernando Simão é e será um dos grandes expoentes da minha geração de civilistas. Desejo a ele toda a sorte possível nas suas novas jornadas bibliográficas. Tenham certeza que seu novo projeto será citado nas edições seguintes deste livro.

Mas esta nave segue. Para a presente edição deste livro dedicado ao Direito de Família inclui novos estudos, como o tratamento em separado do princípio da boa-fé objetiva e suas aplicações a este ramo do Direito Civil. Também foram incluídas novas reflexões sobre o casamento homoafetivo e a dissolução da sociedade conjugal pelo divórcio. O tratamento da reprodução assistida foi atualizado, tendo em vista a nova Resolução 2.013/2013 do Conselho Federal de Medicina. Aprofundei o tema da parentalidade socioafetiva e abri novos tópicos a respeito dos alimentos. Foram incluídos novos julgados e posicionamentos doutrinários; bem como o estudo dos enunciados aprovados na VI Jornada de Direito Civil, realizada em março de 2013. O livro ganhou cerca de oitenta páginas, em confrontação com a edição anterior. Ressalto que retirei os trechos que foram desenvolvidos pelo Professor Simão. Quando eventualmente constar algum pensamento do jurista, faço a devida citação, em respeito às suas teses, que continuarão a ser referência para mim.

O último ano foi muito intenso quanto às minhas atividades profissionais. A atuação consultiva e em pareceres foi maior do que nos anos anteriores,  repercutindo diretamente na obra. Ademais, passei a ser Professor Titular permanente no programa de mestrado e doutorado na FADISP, o que possibilitou aprofundar sobremaneira alguns assuntos, especialmente pelos debates que ocorreram nas minhas duas disciplinas que ministrei durante 2013. Passei a ter orientandos de mestrado e doutorado, com quem também tive a honra de mesclar meus posicionamentos e reflexões.

Esses foram alguns incrementos realizados no livro. Espero que ele continue ganhando espaço no mercado editorial brasileiro. E que o ano de 2014 seja tão frutífero quanto foi o último.

Vila Mariana, novembro de 2013.


 

Nenhum comentário: